BioPads
Portfólio Privado
Quem sou eu?
Sou a Filipa Vieira, uma das fundadoras do projeto BioPads. Considero me uma boa aluna e empenhada e vou me esforçar o máximo que conseguir para o sucesso do mesmo.
A minha opinião sobre o projeto:
Julgo que seja inovador e amigo do ambiente. Pode trazer algo novo ao mercado se for bem sucedido. A nossa maior dificuldade foi na pesquisa, no entanto, todas nós contribuímos de igual modo para o projeto, assim penso que teremos grande parte da ideia, se não toda, desenvolvida até ao fim do ano.
As minhas expectativas:
Espero que tenhamos desenvolvido um bom trabalho de forma eficiente e que dê asas a algo novo em venda, de preferência acessível a todas as mulheres.
Parceria com a FEUP:
Após duas reuniões com professores da FCUP e da Universidade Católica do Porto, que, infelizmente, não nos deram saída, conseguimos finalmente agendar uma reunião com duas professoras da FEUP que nos estão agora a ajudar na concretização de uma parte do nosso projeto.
O que desenvolvemos?
No fim deste ano letivo, obtivemos um filme de celulose que serviria para ser aplicado no penso, funcionando como camada barreira. Como o tempo não foi suficiente para construir o protótipo, espero que no futuro alguém agarre este projeto com o amor que eu e o meu grupo agarramos de forma a cumprir o objetivo inicial e inserir algo novo e amigo do ambiente no mercado.
As minhas aprendizagens:
Ao longo do desenvolvimento do projeto, tenho aprendido manipular aplicações como o wix, onde estamos a desenvolver este site, o canva, utilizado para vídeos e o bookcreator, para o EBook. Aprendi também bastante sobre ciência, especialmente sobre o trabalho feito em laboratório. Tudo isto poderá ser útil para o resto da minha vida, tanto enquanto estudante, na faculdade, como na vida profissional ou até mesmo na pessoal. Por outro lado, embora, tenha gostado da experiência e me tenha proporcionado várias oportunidades, este projeto fez-me perceber que o trabalho em laboratório não é algo que quero seguir no futuro. Assim considero que este projeto também me ajudou a decidir algo muito importante na minha vida enquanto estudante.
As minhas dificuldades:
As minhas maiores dificuldades foram principalmente na pesquisa, que é algo que, pessoalmente, não gosto muito de fazer. Como já referi anteriormente, o trabalho em laboratório também não é algo com que me identifico, desta forma considero também algo que tive dificuldade. No entanto, mesmo sendo estas duas coisas que me atrapalham um pouco, trabalhei e tentei contribuir ao máximo para o sucesso de ambas.
O que mais gostei:
As minhas partes favoritas foram sem dúvida as idas à FEUP, uma vez que nunca tinha entrado numa faculdade e queria conhecer o ambiente e também pelo trabalho lá realizado, que me permitiu conhecer como funciona realmente um laboratório. A construção do EBook e do logótipo também foram momentos que também gostei bastante, porque me permitiram explorar a minha criatividade, que, por vezes, subestimo.
O produto final:
O produto final não foi exatamente o que esperava, uma vez que pensei que no fim de um ano letivo teríamos desenvolvido algo mais, já que eu não tinha a noção de que realmente este seria um processo bem mais demorado do que julguei, no entanto estou contente com o resultado, por pelo menos servir como prova de conceito de como é possível realizar a ideia inicial.
Cronologia
Setembro - Fim de Outubro
Pesquisa até encontrarmos o que poderíamos fazer no projeto.
Novembro
Pesquisa mais aprofundada sobre o que é necessário para produzir o projeto; concretização de logótipo; criação do site; envio de e-mails para faculdades.
Dezembro
Criação do site; concretização primeiro do vídeo de apresentação do projeto; primeira reunião com um professor da FCUP.
Janeiro
Fevereiro
Março
Reunião com uma professora da Universidade Católica do Porto. Reunião com as professoras da FEUP, com as quais estamos a trabalhar. Primeiras visitas à faculdade e extração da celulose das folhas de abacaxi.
Início dos testes relativos à realização do filme de celulose. Atualizações do site. Realização do segundo vídeo relativo ao projeto. Candidatura a concursos.
Continuação dos testes relativos ao filme de celulose.
Abril
Maio
Finalização da realização do filme de celulose.
Candidatura a outro concurso.
Realização do relatório.
Atualizações do site e do Pitch.
Realização do EBook.