top of page

Problema a resolver

Com este projeto pretendemos diminuir os resíduos criados pelo ser humano, tanto na produção dos pensos, utilizando cascas de frutos e vegetais, tanto no fim, porque estes são biodegradáveis.

  • Resumo 

   Este projeto tem como questão problema “Como reduzir a poluição causada pelos  pensos higiénicos?”, questão que deu origem a todo o restante trabalho.  

  Depois de alguma pesquisa, obteve-se a ideia da produção de pensos higiénicos biodegradáveis através do reaproveitamento de resíduos alimentares como as  folhas de abacaxi. O penso idealizou-se com várias camadas, camada exterior, barreira e absorvente. Em colaboração com a Universidade do Porto encontrou-se o procedimento ideal para a extração de celulose. Assim, estes são pensados de maneira a serem igualmente funcionais aos já existentes, mas sem causarem poluição.  

  A celulose foi extraída através de processos químicos, e analisada com técnicas de FTIR (ligações químicas presentes), SEM (microscopia de alta resolução) e TG (temperaturas de degradação). Posteriormente foi comparada com a celulose comercial, e verificou-se semelhanças, confirmando-se o sucesso da extração. O extrato foi utilizado como constituinte de um biofilme que irá constituir a camada barreira do penso.

    Como resultado, existe a celulose proveniente da extração das folhas de abacaxi e o biofilme por ela constituido. Para além de demorado, a nível de procedimento, é um pouco complexo.  Futuramente este projeto pode servir como impulso para o desenvolvimento de pensos higiénicos biodegradáveis, indo de encontro ao objetivo inicial.  

 

Palavras-chave:  pensos higiénicos, biodegradável, celulose, amido 

Introdução teórica

  • Qual a composição de um penso?

Camada superior

Camada que impede que o fluxo entre em contacto com a pele

Adesivos

Contém cola que adere à cueca

Proporciona um odor mais agradável ao penso

Núcleo absorvente

Camada que absorve e armazena o fluxo

Envoltório

Protege os adesivos antes do penso higiénico ser usado

Aroma

Proporciona um odor mais agradável ao penso

Camada exterior

Camada resistente à humidade, de forma a manter o fluxo no inteiror do penso

Papel para abas

Protege o adesivo das abas antes do penso ser usado

O que é ser biodegradável?

 

Biodegradabilidade é a característica de uma matéria que é decomposta por microrganismos, tais como bactérias e fungos, ou seja, decompõe-se de forma natural. É, portanto, um processo natural.

Na União Europeia, considera-se que para uma substância ser biodegradável, mais de 90% desta tem de ser convertida em dióxido de carbono, água e minerais por processos biológicos num intervalo de tempo de 6 meses.

  • Composição dos nossos pensos

A nossa meta é que o nosso penso higiénico seja sustentável. Para isso, os componentes serão biodegradáveis, e a sua produção não será poluente.

Camada exterior do penso

A Camada exterior será constituída por celulose. A celulose é um polímero de glicose, que pode ser encontrado na parede celular das células vegetais. Como tal, é possível encontrar celulose em determinadas frutas e vegetais. Vamos extrair este composto das folhas do abacaxi, de forma a reutilizar algo que, inicialmente, iria para o lixo.

A celulose funcionará como um tecido barreira, que irá impedir a passagem do fluxo.

Núcleo absorvente do penso

O Núcleo Absorvente do nosso penso será feito a partir de amido extraído da casca da batata. 

Envoltório do penso

O envoltório do penso, ou seja a embalagem que o protege, será feito de um plástico ecológico feito à base de fécula de batata.

Abas

Feitas a partir de papel impresso biodegradável.

Adesivo

O adesivo será feito a partir de uma mistura de resinas, que forma uma espécie de cola sustentável e natural.

bottom of page